História do MUR


História do Projeto Universidades Renovadas
O projeto Universidades Renovadas - PUR -  começou em fevereiro de 1994, no SEARA, encontro aberto de carnaval que acontece todo ano, na Universidade Federal de Viçosa - MG.  O SEARA é promovido pela Renovação Carismática Católica de Viçosa e reúne todo ano, no período de carnaval, cerca de 7.000 pessoas de todo país.

O interessante é que a RCC (Renovação Carismática Católica) de Viçosa iniciou-se dentro da universidade, quando três estudantes, em 1981, começaram a se reunir em oração. Da mesma forma ocorreu o início da RCC na Igreja Católica: estudantes da Universidade de Duquesne (USA), reunidos para participar do Cursilho, recebem pela primeira vez o batismo no Espírito Santo (experiência dos discípulos em Pentecostes).

O Projeto Universidades Renovadas surgiu de um sonho colocado no coração do estudante de veterinária da UFV, Fernando Galvani, no momento em que se encontrava em oração no seu quarto, ainda da UFV, olhando um grande quadro da cidade de Jerusalém, pendurado na parede do quarto.

Deus lhe deu uma passagem bíblica em At 5,28 que é a moção do Espírito Santo para todo o Projeto Universidades Renovadas, e o início da realização de um grande plano de amor de Deus para com os estudantes e futuros profissionais:

A passagem mostra Jerusalém - capital religiosa da época - coberta de doutrina de Deus, mesmo diante das dificuldades e perseguições que os primeiros cristãos sofriam. E refletindo sobre tudo isso, Fernando observou que no meio universitário os verdadeiros cristãos sofrerem perseguições assim como sofriam os discípulos. Daí veio o desejo profundo de encher as universidades do amor de Deus e mais do que isso, o sonho de ver as Universidades Renovadas.

Sendo assim, veio a constatação de que a evangelização no meio universitário se faz extremamente necessária e urgente. A construção de uma sociedade mais justa e mais fraterna só será possível quando homens novos, formados à luz do evangelho e ungidos pelo poder do Espírito, assumirem seus lugares na sociedade.

E esses homens, em sua maioria, passam pelas Universidades. Entretanto, qualquer trabalho de evangelização só será frutífero e duradouro se realizado no poder do Espírito Santo de Deus.

Universidades Renovadas consiste em incentivar a formação de Grupos de Oração Universitários para que, ao sair da faculdade, o aluno entenda o plano de Deus na sua profissão e exerça a sua vocação profissional com dignidade, ética, respeito ao homem e a certeza de que "se eu não mudar, nada vai mudar." É preciso avançar, buscar verdadeiramente os ensinamentos de Deus e construir definitivamente a civilização do amor no nosso país.

Em meados de 1998, em reunião do conselho nacional da Renovação Carismática, decidiu-se tornar o até então Projeto Universidades Renovadas uma secretaria de serviço da Ofensiva Nacional da RCC. Meses depois essa secretaria assumiria o nome de Secretaria Lucas, semelhantemente ao que ocorre em outras secretarias da RCC. O nome Lucas foi escolhido:
  • por ter sido ele um discípulo zeloso de São Paulo;
  • por ter escrito o evangelho que leva seu nome e a carta Atos dos Apóstolos;
  • por ter tido a oportunidade de estudar mais em sua época, e se tornar médico.
As palavras em destaque também nos caracterizam: o zelo pelo evangelho, a escrita (partilha) de nossas atividades e a oportunidade que caracteriza o nosso meio específico. Você sabia que apenas 3% da população brasileira chega ao terceiro grau.

QUEM SOMOS?
Somos estudantes, professores e funcionários de diversas faculdades do Brasil que respondem, de uma maneira renovada, aos crescentes desafios propostos pela Igreja Católica Apostólica Romana, como a Evangelização nas Universidades (Cf. doc/94 - Vaticano).

DE ONDE VIEMOS?
Somos fruto da experiência de efusão do Espírito Santo em nossas vidas e também da reflexão mais profunda sobre o início da RCC - Renovação Carismática Católica, oriunda da universidade de Duquesne/USA. Veja detalhes dessa história no livro Como um Novo Pentescostes.  Este livro apresenta a história do início da Renovação Carismática Católica e é uma leitura altamente recomendada para todos que desejam conhecer melhor a Renovação Carismática.

ONDE ESTAMOS?
Em um local onde é transmitido o saber, defendidas teses com sexo livre, aborto, drogas e de onde saem as grandes lideranças políticas, econômicas e sociais do nosso país. Um local onde também surgem as idéias de duplicação de genes para fins benéficos, a descoberta de produtos químicos que melhoraram a produção de alimentos e alimentos mais saudáveis.
Portanto, um lugar onde se torna imprescindível o anúncio da Palavra de Deus, a fim de que as descobertas sejam usadas para o bem da humanidade e levando-nos a amar o nosso próximo, como Jesus nos amou!

COMO ESTAMOS?
Atualmente, somos dezenas de Grupos de Oração Universitários - GOUs - em muitos estados brasileiros, que desenvolvem diversas atividades: calouradas cristãs, retiros, experiências de oração, trabalhos missionários e de solidariedade, dentre outros.

PROFISSIONAIS DO REINO
Acreditamos que a construção de uma sociedade mais justa e mais fraterna só será  possível quando homens novos, formados à luz do Evangelho e ungidos pelo poder do Espírito, assumirem seus lugares na sociedade. E esses homens, em sua maioria, passam pelas universidades. Por isso, nos tem sido apresentado pela Igreja Católica o desafio da Evangelização nas Faculdades.

O SONHO
Essa passagem bíblica mostra Jerusalém coberta da doutrina de Deus, mesmo diante das dificuldades e perseguições aos cristãos daquela época (aproximadamente ano 50 dC)
1.      Você consegue imaginar sua faculdade repleta da doutrina de Jesus, assim como em Jerusalém?
2.      Você consegue pensar nos seus colegas participando do GOU com você?
3.      Ver os professores e funcionários transformados pelo evangelho anunciado com poder e desassombro?
Foi refletindo sobre tudo isso que surgiu um sonho:  ver nossas universidades  renovadas pelo Espírito Santo e,  conseqüentemente,   nossa sociedade renovada.

  "Precisamos nos tornar árvores enraizadas em Deus, sustentadas por Cristo e movidas pela seiva do Espírito Santo. Só assim, produziremos frutos concretos!!!"

Fonte: www.universidadesrenovadas.com.br